Bem-vindos!!!!
Como é bom ter a sua presença em meu
blog!!! Fique á vontade...e não esqueça de
comentar!!!
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
Portfólio
Portfólio
Capa: Arquivo biográfico, foto da criança, nome do colégio e logo;
As folhas do portfólio são de papel pardo recortado em A3 ou mais - 30cmX42cm.
Folha de rosto com referências bibliográficas de acordo com as normas de biblioteca: ficha técnica;
Arquivos biográficos: a importância de um arquivo que aponte a história de vida. Escuta, visibilidade e memória das aprendizagens;
De que forma as crianças aprendem?
Abertura - uma introdução para todos contando a proposta pedagógica para a escola e o modo como o semestre foi desenvolvido;
Perfil da turma - texto que comprova com as palavras da professora a documentação de tudo o que foi feito;
Como as crianças constroem sua identidade - PCN;
o que aprendeu nas parcerias;
Paradidáticos com envelopes para guardar personagens feitos pela criança - o que aprendi da história;
Fabricação de brinquedos - as etapas e fotos da visita;
o que forma a curiosidade - projeto a história dos brinquedos;
A história do bichinho de pelúcia - livrinho imaginando a trajetória do bichinho de pelúcia dentro da casa;
Sistematização de jogos em história em quadrinhos, livrinhos;
Desenhos com as mais diversas técnicas;
Com explicação de como foi feito, objetivos e modo como a criança desenvolveu a atividade;
A criança relata: o que é brincar? E a professora faz papel de redator, escrevendo a mão;
Tipos de conchas - figuras coladas, desenhos e texto introdutório e explicativo da professora;
O que já sei sobre nossas pesquisas do fundo do mar -prova;
Fotos de visitas ao laboratório;
Lista de atividades feita na visita ao museu - passos da visita;
Desenho da pescaria;
Registrando o melhor momento de um passeio - albergue;
Livrinho para relatar a história do polvo - uma frase por página e ilustração;
Texto - como as crianças ampliam suas formas de expressão - o professor escreve a intencionalidade antes de introduzir cada nova atividade;
Personagens fora do livro em envelope;
Atividades em lâmina transparente;
Palavras cruzadas e caça palavras;
Ditado mudo com a criança desenhando o objeto, escrevendo uma letra por quadradinho (feito pela professora) e ela escrevendo do seu jeito;
Montagem de palavras, letra após letra;
Jogo das sílabas. Cola figuras em uma folha e a criança amassa papel para mostrar quantas sílabas tem em cada palavra;
Desenha a comida que fizeram e escreve a receita do seu jeito;
Jogo da classificação;
Texto da professora: a importância do jogo para o processo de aprendizagem;
Problemas matemáticos com desenho da criança. A criança escreve a historinha matemática e faz em quadros;
Saquinhos com as cartelas dos jogos embutidos - com explicação de como jogar;
Desenhar quantidade ao lado do número;
Medidas com o corpo e desenho do corpo ao lado do objeto medido;
Texto de relatório da educação infantil;
Texto da professora: como as crianças expressam idéias e conhecimentos através das linguagens artísticas, visuais, musicais, corporais e dramáticas;
Observação de desenho com a criança desenhando/copiando/fazendo releitura de uma parte da imagem - exemplo: olha a figura inteira e desenha somente da cintura para baixo/da cintura para cima - texto da professora explicando que a criança deve observar bem e depois tentar imitar com aproximações possíveis;
invenção de histórias malucas;
os textos da professora remetem para o aluno especificamente: a Camila trabalha as representações dessa maneira;
Relatório da musica e coral, com explicação de como é importante para o crescimento da criança - com desenho ilustrativo da criança;
História com instrumentos musicais com desenho para entender o que foi feito;
Desenho da construção da bandinha e foto;
Texto da professora: como as crianças expressam-se através da brincadeira;
Quebra-cabeça com as figuras cortadas e guardadas em envelopes;
Como as crianças percebem a língua inglesa no cotidiano - texto da professora e ilustração da criança - atividades de inglês em envelope;
Um espaço para avaliação da família sobre o desempenho da criança: "Reflexões e opiniões da família sobre o desenvolvimento de seu filho". Papel timbrado;
Um carômetro com todas as crianças da sala, endereço e telefone - crianças que forma a turma;
Texto sobre a importância e como as crianças estão construindo as identidades - fotos e colagem de EVA
Fotos de crianças brincando com cabanas de tecidos e desenho do que foi importante - texto da professora - enunciado;
Fotos da criança explorando os espaços da escola;
Materiais variados em uma mesma atividade;
atividade com lixa - colagem e pintura;
Crescimento da expressão gráfica - seqüência de desenhos feitos pela criança;
Registro de história em espaço em formato de aquário - história do peixinho;
Desenhar a história em três partes -a criança precisa pensar em quais são as partes e como irá registrar cada uma;
Desenho no escuro - trabalho com os medos
Números em EVA com ímãs para colar no portfólio - há um envelope de TNT preto para trabalhar quantidades e fazer operações. Depois pode seqüenciar os números na fila de ímãs que estão em cima. Números de 0 a 9;
Colagem de roupas em varal com atividades de contagem e desenho de quantidades - colagem das roupinhas: problema matemático associado e desenho - quantas roupas em um varal? Quantas em dois varais? Quantas ao todo? ;
Várias folhas com desenho de problemas bem diversificados, com todas as operações;
Atividades de frações - metade - uma parte;
Artes em desenho com técnicas diversificadas;
Auto-retrato;
Foto da cabeça das crianças como o corpo desenhado pela "Camila";
Em cada folha há um enfeite para cobri um grampo, uma joaninha de EVA, uma mini-centopéia, uma borboleta, uma florzinha,
Os passos da observação de experiência de ciências - o desenvolvimento de uma lagarta até virar borboleta, a plantinha, depois um livrinho explicativo;
Cada livro é encadernado de modo diferente: com grampos, alfinetes, corda de sisal, pingo de cola, costura,
Detetive dos bichos - a criança se veste de bicho, faz crachá de detetive, lança hipóteses do que pode encontrar, sai procurando pequenos animais no pátio, sistematiza cada passo do achado, faz conclusões;
Crianças constroem terrário e sistematizam passo a passo em desenho e escrita espontânea;
As invenções das criança em desenho e colagem;
Eleição com apuração dos votos: Escolha de logotipo do crachá;
A criança trabalha com besouros e faz cada besouro da família separado para brincar e trabalhar com matemática -
A ludicidade aparece até no modo como as curiosidades sobre os besouros são sistematizadas. No caso, feito em papel cartão colorido dobrado com a informação dentro. A criança precisa abrir o cartão para ver o que está escrito e desenhado. Ex. de curiosidade: Besouro - ele nasce de ovos, existem muitos tipos de besouros. Fulana. (tem as curiosidades descritas pelos outros colegas também).
Se a joaninha do paradidático era diferente, cada criança enfeitou a sua muito diferente;
Textos coletivos e espontâneos;
Texto de análise de filme. A professora fala sobre o objetivo e possibilidades, sempre colocando a importância para a faixa etária. As crianças assistem, depois tem o resultado da análise, com perguntas e idéias que apareceram.
As crianças fizeram um filme, as roupas, o enredo, encenaram e desenharam a seqüência - desenhos e fotos;
Narrativas de histórias contadas por pessoas diferentes: avós, profissionais, celebridades...
Cartinhas escritas pelas crianças. Guardadas em envelopes;
Alguns livros são ilustrados com colagem de gravuras de revistas, desenhos, colagens de tecidos, sucata, materiais de artesanato/bordado e colagem de brilhos.
Fantoches de dedo, palito e mão são guardados em envelopes. Achei que seria legal se a criança fizesse uma fantasia de TNT e também guardasse em um envelope para contar como o teatro foi feito;
Fichas de letras são feitas e a crianças monta palavras e cola ao lado de ilustrações;
Trabalha com o que é seu e com o que é do colega. Ex. brinquedo, nome, preferência;
Trabalho com estimativa onde os alunos constroem, por exemplo, formigueiro, com muitas formiguinhas soltas, depois jogam números de acordo com as possibilidades (acho que tem 18 formigas) depois encontra estratégias para descobrir o número delas e cola de acordo com a estratégia escolhida. Exemplo: em fila, de dois em dois, de cinco em cinco, etc.Guarda as estimativas dentro de envelopões de TNT no portfólio.
Cartelas de jogo do bingo com todas as peças estão em envelopes de TNT;
Trabalhos feitos com tampinha de latas de refrigerante colados;
Cenários de jogos feitos com cartolina e em partes, dentro de envelopes.
O portfólio termina com um texto/mensagem: as cem linguagens;
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário