Bem-vindos!!!!
Como é bom ter a sua presença em meu
blog!!! Fique á vontade...e não esqueça de
comentar!!!
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
Plano Anual II - 1º ano
PLANEJAMENTO ANUAL ALFABETIZAÇÃO
LINGUA PORTUGUESA
OBJETIVOS
Falar e expressarØ desejos, sentimentos, novidades, idéias, fatos da vida cotidiana.
RecontarØ e interpretar histórias, aproximando-se das características da história original.
Reproduzir jogos verbais como: trava-línguas, adivinhações,Ø quadrinhas, poemas e canções.
Reconhecer o próprio nome dentro do conjuntoØ de nomes do grupo, como também o dos colegas.
Ler gravuras e textos deØ forma não convencional e posteriormente de forma convencional.
Manusear eØ observar livros, revistas, jornais, etc.
Ouvir e comentar uma diversidadeØ de textos.
Escrever o próprio nome e diversas palavras.Ø
DiferenciarØ letra bastão de letra cursiva (maiúscula e minúscula).
Produzir pequenosØ textos individuais e/ou coletivos (oral e escrito).
Reescrever históriasØ contadas pelo professor.
CONTEÚDOS
Linguagem oralØ
Práticas de leituraØ
PráticasØ de escrita
ESTRATÉGIAS
Hora da novidade;Ø
Músicas;Ø
Ø Histórias recontadas e interpretadas pelas crianças;
Jogos verbais:Ø quadrinhas, poemas e canções.
Discussão de filmes;Ø
Brincadeiras como:Ø " show de calouros", complementação de músicas;
Listar de nomes dos alunosØ em ordem alfabética;
Confecção de crachás com nome do aluno e leitura doØ próprio nome;
Escrita do próprio nome e de outras palavrasØ
Uso doØ alfabeto móvel e fixo (letra bastão e cursiva);
Jogos de leitura eØ escrita;
Brincadeiras como: forca, caça-palavras, etc;Ø
Ø Palavras-chave;
Ditado;Ø
Atividades mimeografadas envolvendo junções das sílabas jáØ estudadas;
Atividades no caderno;Ø
Recorte e colagem de palavras;Ø
Ø Uso da cartilha;
Produção de pequenos textos;Ø
Mural com rótulos eØ propagandas;
Uso do caderno de leitura;Ø
Caixinha de leitura;Ø
Ø Jogos e histórias envolvendo o segredo da leitura.
AVALIAÇÃO
AØ avaliação será feita através de:
relatórios do professor.§
Observação§ do desenvolvimento do aluno quanto à: participação, atenção e interesse na socialização das atividades em sala de aula, individual, em grupo e extra-classe
MATEMÁTICA
OBJETIVOS
Contar quantidades oralmente em brincadeiras,Ø jogos e cotidiano.
Calcular com materiais concretos situações problemaØ vivenciadas em sala de aula.
Manusear sucatas para contagem simples eØ operações de adição e subtração.
Perceber a proximidade entre número eØ quantidade.
Manusear jogos de dominó e numeral (representação).Ø
Ø Escrever o nome dos numerais.
Registrar quantidades através de linguagemØ oral, notação numérica e registros não convencionais.
Conhecer noções deØ medidas de comprimento, peso, volume através da utilização de unidades convencionais e não convencionais.
Marcar o tempo por meio doØ calendário.
Conhecer os objetos utilizados para medidas (litro, fitaØ métrica, balança, relógio, etc.)
Manusear o dinheiro em brincadeiras e noØ dia a dia.
Reconhecer as formas geométricas em figuras e objetos.Ø
CONTEÚDOS
Números e sistema de numeraçãoØ
GrandezasØ e medidas
Espaço e formaØ
ESTRATÉGIAS
Jogos deØ esconde-esconde e pega-pega;
Brincadeiras e músicas que incluem diferentesØ tipos de contagem;
Contagem de objetos concretos;Ø
AtividadesØ mimeografadas;
Atividades no caderno;Ø
Formação de conjuntos comØ materiais concretos como: tampinhas, botões, palitos.
Escrita e ordenaçãoØ de numerais;
Observação de numerais no cotidiano: placas, televisão,Ø telefone, revistas, etc.
Dominó;Ø
Situações problema (adição eØ subtração), resolvidas com manuseio de material concreto e sucata;
Uso doØ Q.V.L.;
Desenho do tempo utilizando as noções de ontem, hoje e amanhã;Ø
Ø Brincadeiras envolvendo as percepções de maior/menor, muito/pouco, curto/longo, direita/esquerda, frente/trás, grosso/fino, etc.
Uso do cartaz do tempo eØ temperatura.
Confecção de maquetesØ e brinquedos com uso de sucatas;
Ø Desenhos de percursos (casa para escola, escola para a igreja, etc.);
Ø Desenho livre;
Jogos e brincadeiras utilizando sólidos geométricos e blocosØ lógicos.
Criação de figuras a partir das formas geométricas.Ø
AVALIAÇÃO
Será feita através de: relatório do professor, observação doØ desenvolvimento do aluno quanto à participação, atenção e interesse na realização das em sala de aula, individual, em grupo e extra-classe
CIÊNCIAS HISTÓRIA E GEOGRAFIA
OBJETIVOS
Perceber que é integrante de um grupo social,Ø que tem direitos e deveres.
Conhecer o corpo, suas partes, funções e aØ higiene com o mesmo.
Identificar os limites do seu corpo.Ø
Distinguir aØ família ( membros e funções ).
Valorizar a família como peça fundamentalØ para a formação social.
Conhecer o ambiente escolar e descrever asØ dependências, bem com as respectivas funções das pessoas que ali trabalham.
Ø Participar de atividades em grupo, eventos da escola (passeio, festas, etc. )
Perceber que faz parte de um grupo, que é importante e capaz de realizarØ alguma coisa de acordo com seu interesse e capacidade.
ConfeccionarØ dobraduras de animais e plantas.
Cuidar e preservar animais e plantas.Ø
Ø Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente.
Ø Plantar árvores com objetivo de preservação.
Manipular massinhas,Ø brinquedos e sucatas.
Participar de diferentes atividades envolvendo aØ observação e pesquisa sobre a ação de luz, calor, som, força e movimento.
Ø Identificar a água como peça fundamental para a sobrevivência dos seres vivos.
Explorar os sons à sua volta como forma de interação e conhecimentoØ do mundo.
Valorizar e apreciar as próprias produções e dos colegas.Ø
Ø Expressar através de desenhos os sentimentos e as emoções
CONTEÚDOS
Corpo ( partes do corpo, funções, cuidados, história doØ próprio nome ).
A Família ( importância, membros, função ).Ø
A Escola (Ø função, importância, componentes ambiente escolar ).
Movimento (Ø expressividade, equilíbrio, coordenação ).
Música ( o fazer musical,Ø apreciação musical, dramatização musical ).
Artes visuais ( o fazerØ artístico, apreciação por artes visuais, interpretação oral de desenhos e pinturas, exposição de produções artísticas ).
Organização Social.Ø
AØ Natureza ( lugares e paisagens ).
Fenômenos da Natureza.Ø
A Água (Ø função, importância ).
Os Seres Vivos ( pessoas, plantas e animais ).Ø
ESTRATÉGIAS
Recorte e colagem.Ø
Conversa informal sobre higiene eØ prática dos hábitos.
Confecção de cartazes e murais ( Amigos da HigieneØ ).
Observação do próprio corpo e do colega, nomeando suas partes eØ funções.
Desenho da figura humana.Ø
Modelagem do corpo do colegas.Ø
Ø Montagem de quebra-cabeça.
Modelagem com massinha.Ø
Músicas de esquemaØ corporal.
Atividades mimeografadas.Ø
Conversa informal sobre meioØ ambiente.
Observação e contato com animais e plantas.Ø
Bingo deØ animais.
Experiência com grão de feijão.Ø
Plantio de pequenosØ vegetais.
Dramatização de histórias e músicas de pequenos animais eØ plantas.
Exposição de trabalhos.Ø
Observação direta de fenômenosØ naturais como: chuva, vento, sol, arco-íris e indireta através de gravuras, vídeos, jornais, revistas.
Desenho de fenômenos naturais.Ø
DiscussãoØ sobre a família, seus membros, as profissões, atitudes ).
Entrevista com aØ Família.
Desenho livre.Ø
Montagem de mural com figuras de Família.Ø
Ø Confecção de cartazes relacionados à Família.
Dramatização sobre asØ profissões.
Teatrinho com personagens: pai/mãe/irmãos.Ø
Excursão pelasØ dependências da Escola.
Construção de mapa e maquete da EscolaØ
EscritaØ dos nomes das dependências da escola.
Músicas que envolvam as partes doØ corpo seguidos de movimentos como: flutuar como nuvem, voar como passarinho, etc.
Competições ( jogos e regras )Ø
Brincadeiras: ovo choco, pularØ corda, cantigas de roda, amarelinha, etc.
Atividades dirigidas : passarØ bastões, linhas desenhadas, jogar bola, petecas, etc.
Confecção e manuseioØ de instrumentos musicais.
Imitação de sons variados.Ø
Jogos eØ brincadeiras musicais.
Desenhos e pinturas com auxílio de lápis de cor,Ø canetinha, giz de cera, tinta guache, etc.
Recortes e colagens utilizando:Ø grãos, lã, algodão, tecido, palitos, etc.
Reprodução de histórias contadasØ pelo professor.
4 AVALIAÇÃO
A avaliação será feita pelo professor através de relatório eØ observação do desenvolvimento do aluno quanto à participação, atenção, interesse nas atividades em sala de aula, em grupo ou extra-classe.
Preenchimento deØ fichas
Marcadores:
1º ANO,
Plano Anual
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário