Bem-vindos!!!!


Como é bom ter a sua presença em meu
blog!!! Fique á vontade...e não esqueça de
comentar!!!


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Plano Anual II - 1º ano


PLANEJAMENTO ANUAL ALFABETIZAÇÃO

LINGUA PORTUGUESA



OBJETIVOS

Falar e expressarØ desejos, sentimentos, novidades, idéias, fatos da vida cotidiana.

RecontarØ e interpretar histórias, aproximando-se das características da história original.

Reproduzir jogos verbais como: trava-línguas, adivinhações,Ø quadrinhas, poemas e canções.

Reconhecer o próprio nome dentro do conjuntoØ de nomes do grupo, como também o dos colegas.

Ler gravuras e textos deØ forma não convencional e posteriormente de forma convencional.

Manusear eØ observar livros, revistas, jornais, etc.

Ouvir e comentar uma diversidadeØ de textos.

Escrever o próprio nome e diversas palavras.Ø

DiferenciarØ letra bastão de letra cursiva (maiúscula e minúscula).

Produzir pequenosØ textos individuais e/ou coletivos (oral e escrito).

Reescrever históriasØ contadas pelo professor.





CONTEÚDOS

Linguagem oralØ



Práticas de leituraØ



PráticasØ de escrita





ESTRATÉGIAS



Hora da novidade;Ø

Músicas;Ø

Ø Histórias recontadas e interpretadas pelas crianças;

Jogos verbais:Ø quadrinhas, poemas e canções.

Discussão de filmes;Ø

Brincadeiras como:Ø " show de calouros", complementação de músicas;

Listar de nomes dos alunosØ em ordem alfabética;

Confecção de crachás com nome do aluno e leitura doØ próprio nome;

Escrita do próprio nome e de outras palavrasØ

Uso doØ alfabeto móvel e fixo (letra bastão e cursiva);

Jogos de leitura eØ escrita;

Brincadeiras como: forca, caça-palavras, etc;Ø

Ø Palavras-chave;

Ditado;Ø





Atividades mimeografadas envolvendo junções das sílabas jáØ estudadas;

Atividades no caderno;Ø

Recorte e colagem de palavras;Ø

Ø Uso da cartilha;

Produção de pequenos textos;Ø

Mural com rótulos eØ propagandas;

Uso do caderno de leitura;Ø

Caixinha de leitura;Ø

Ø Jogos e histórias envolvendo o segredo da leitura.



AVALIAÇÃO



AØ avaliação será feita através de:

relatórios do professor.§

Observação§ do desenvolvimento do aluno quanto à: participação, atenção e interesse na socialização das atividades em sala de aula, individual, em grupo e extra-classe





MATEMÁTICA

OBJETIVOS



Contar quantidades oralmente em brincadeiras,Ø jogos e cotidiano.

Calcular com materiais concretos situações problemaØ vivenciadas em sala de aula.

Manusear sucatas para contagem simples eØ operações de adição e subtração.

Perceber a proximidade entre número eØ quantidade.

Manusear jogos de dominó e numeral (representação).Ø

Ø Escrever o nome dos numerais.

Registrar quantidades através de linguagemØ oral, notação numérica e registros não convencionais.

Conhecer noções deØ medidas de comprimento, peso, volume através da utilização de unidades convencionais e não convencionais.

Marcar o tempo por meio doØ calendário.

Conhecer os objetos utilizados para medidas (litro, fitaØ métrica, balança, relógio, etc.)

Manusear o dinheiro em brincadeiras e noØ dia a dia.

Reconhecer as formas geométricas em figuras e objetos.Ø









CONTEÚDOS



Números e sistema de numeraçãoØ

GrandezasØ e medidas

Espaço e formaØ





ESTRATÉGIAS



Jogos deØ esconde-esconde e pega-pega;

Brincadeiras e músicas que incluem diferentesØ tipos de contagem;

Contagem de objetos concretos;Ø

AtividadesØ mimeografadas;

Atividades no caderno;Ø

Formação de conjuntos comØ materiais concretos como: tampinhas, botões, palitos.

Escrita e ordenaçãoØ de numerais;

Observação de numerais no cotidiano: placas, televisão,Ø telefone, revistas, etc.

Dominó;Ø

Situações problema (adição eØ subtração), resolvidas com manuseio de material concreto e sucata;

Uso doØ Q.V.L.;

Desenho do tempo utilizando as noções de ontem, hoje e amanhã;Ø

Ø Brincadeiras envolvendo as percepções de maior/menor, muito/pouco, curto/longo, direita/esquerda, frente/trás, grosso/fino, etc.

Uso do cartaz do tempo eØ temperatura.

Confecção de maquetesØ e brinquedos com uso de sucatas;

Ø Desenhos de percursos (casa para escola, escola para a igreja, etc.);

Ø Desenho livre;

Jogos e brincadeiras utilizando sólidos geométricos e blocosØ lógicos.

Criação de figuras a partir das formas geométricas.Ø





AVALIAÇÃO

Será feita através de: relatório do professor, observação doØ desenvolvimento do aluno quanto à participação, atenção e interesse na realização das em sala de aula, individual, em grupo e extra-classe







CIÊNCIAS HISTÓRIA E GEOGRAFIA

OBJETIVOS



Perceber que é integrante de um grupo social,Ø que tem direitos e deveres.

Conhecer o corpo, suas partes, funções e aØ higiene com o mesmo.

Identificar os limites do seu corpo.Ø

Distinguir aØ família ( membros e funções ).

Valorizar a família como peça fundamentalØ para a formação social.

Conhecer o ambiente escolar e descrever asØ dependências, bem com as respectivas funções das pessoas que ali trabalham.

Ø Participar de atividades em grupo, eventos da escola (passeio, festas, etc. )

Perceber que faz parte de um grupo, que é importante e capaz de realizarØ alguma coisa de acordo com seu interesse e capacidade.

ConfeccionarØ dobraduras de animais e plantas.

Cuidar e preservar animais e plantas.Ø

Ø Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente.

Ø Plantar árvores com objetivo de preservação.

Manipular massinhas,Ø brinquedos e sucatas.

Participar de diferentes atividades envolvendo aØ observação e pesquisa sobre a ação de luz, calor, som, força e movimento.

Ø Identificar a água como peça fundamental para a sobrevivência dos seres vivos.

Explorar os sons à sua volta como forma de interação e conhecimentoØ do mundo.

Valorizar e apreciar as próprias produções e dos colegas.Ø

Ø Expressar através de desenhos os sentimentos e as emoções





CONTEÚDOS

Corpo ( partes do corpo, funções, cuidados, história doØ próprio nome ).

A Família ( importância, membros, função ).Ø

A Escola (Ø função, importância, componentes ambiente escolar ).

Movimento (Ø expressividade, equilíbrio, coordenação ).

Música ( o fazer musical,Ø apreciação musical, dramatização musical ).

Artes visuais ( o fazerØ artístico, apreciação por artes visuais, interpretação oral de desenhos e pinturas, exposição de produções artísticas ).

Organização Social.Ø

AØ Natureza ( lugares e paisagens ).

Fenômenos da Natureza.Ø

A Água (Ø função, importância ).

Os Seres Vivos ( pessoas, plantas e animais ).Ø





ESTRATÉGIAS

Recorte e colagem.Ø

Conversa informal sobre higiene eØ prática dos hábitos.

Confecção de cartazes e murais ( Amigos da HigieneØ ).

Observação do próprio corpo e do colega, nomeando suas partes eØ funções.

Desenho da figura humana.Ø

Modelagem do corpo do colegas.Ø

Ø Montagem de quebra-cabeça.

Modelagem com massinha.Ø

Músicas de esquemaØ corporal.

Atividades mimeografadas.Ø

Conversa informal sobre meioØ ambiente.

Observação e contato com animais e plantas.Ø

Bingo deØ animais.

Experiência com grão de feijão.Ø

Plantio de pequenosØ vegetais.

Dramatização de histórias e músicas de pequenos animais eØ plantas.

Exposição de trabalhos.Ø

Observação direta de fenômenosØ naturais como: chuva, vento, sol, arco-íris e indireta através de gravuras, vídeos, jornais, revistas.

Desenho de fenômenos naturais.Ø

DiscussãoØ sobre a família, seus membros, as profissões, atitudes ).

Entrevista com aØ Família.

Desenho livre.Ø

Montagem de mural com figuras de Família.Ø

Ø Confecção de cartazes relacionados à Família.

Dramatização sobre asØ profissões.

Teatrinho com personagens: pai/mãe/irmãos.Ø

Excursão pelasØ dependências da Escola.

Construção de mapa e maquete da EscolaØ

EscritaØ dos nomes das dependências da escola.

Músicas que envolvam as partes doØ corpo seguidos de movimentos como: flutuar como nuvem, voar como passarinho, etc.

Competições ( jogos e regras )Ø

Brincadeiras: ovo choco, pularØ corda, cantigas de roda, amarelinha, etc.

Atividades dirigidas : passarØ bastões, linhas desenhadas, jogar bola, petecas, etc.

Confecção e manuseioØ de instrumentos musicais.

Imitação de sons variados.Ø

Jogos eØ brincadeiras musicais.

Desenhos e pinturas com auxílio de lápis de cor,Ø canetinha, giz de cera, tinta guache, etc.

Recortes e colagens utilizando:Ø grãos, lã, algodão, tecido, palitos, etc.

Reprodução de histórias contadasØ pelo professor.





4 AVALIAÇÃO

A avaliação será feita pelo professor através de relatório eØ observação do desenvolvimento do aluno quanto à participação, atenção, interesse nas atividades em sala de aula, em grupo ou extra-classe.

Preenchimento deØ fichas









Nenhum comentário: