Bem-vindos!!!!


Como é bom ter a sua presença em meu
blog!!! Fique á vontade...e não esqueça de
comentar!!!


quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Brincadeiras

Onça Dorminhoca - Faixa etária: Educação infantil




Formar com o alunos uma grande roda. Cada criança fica dentro de um pequeno

círculo desenhado sob os pés , exceto uma que ficará no centro da roda, deitada

de olho fechado . Ela é a Onça dorminhoca. Desenvolvimento: Todos os jogadores

andam a vontade, saindo de seus lugares , exceto a onça dorminhoca que continua

dormindo. Eles deverão desafiar a onça gritando: "Onça dorminhoca"!

Inesperadamente, a onça acorda e corre para pegar um dos lugares assinalados no

chão. Todas as outras crianças procuram fazer o mesmo. Quem ficar sem lugar

será a nova Onça dorminhoca. Sugestão: O professor poderá proporcionar um e

sudo sobre a onça, de acordo com o interesse das crianças : Quem já viu uma

onça? Aonde? Quando? Como ela é? Como vive? O que come? Quem quer imitá-la?

Confeccionar uma máscara de cartolina ou papelão para aquele que fará o papel

da onça. Partindo deste estudo, a criança, quando for desenvolver a atividade,

criará um personagem seu relativo à brincadeira.







Corrida do Elefante - Faixa etária: Educação infantil



As crianças andam à vontade pelo pátio. Uma delas separada, utiliza um braço

segurando com a mão a ponta do nariz e o outro braço passando pelo espaço vazio

formado pelo braço. (Imitando uma tromba de elefante). Desenvolvimento: Ao

sinal, o pegador sai a pegar os demais usando somente o braço que está livre (

O outro continua segurando o nariz ). Quem for tocado transforma-se também em

elefante, logo, em pegador, adotando a mesma posição. Será vencedor o último a

ser preso. Sugestão: A crianças , durante a brincadeira podem caminhar como um

elefante.







Gangorra - Faixa etária: 4 a 6 anos



Dois jogadores sentam-se, um de frente para o outro, e apoiam as plantas dos

pés . Eles devem segurar um bastão com as duas mãos . Ao soar o sinal, eles

devem puxar o bastão cada um para seu lado tentando tirar o amigo do chão.

Aquele que conseguir levantar o amigo ganha. Troque os pares e comece de novo.

Faça com que as crianças sintam o peso do amigo que está na frente, observem a

força que têm que fazer para levanta-lo, o músculo que se movem para que isso

aconteça. Se você tiver um bastão grande, coloque três crianças de cada lado, o

grupo que conseguir levantar o outro, ganha.







Quem é o fantasminha? Faixa etária: Educação Infantil



Dividir a turma em duas equipes . Uma deverá sair do local. Dado o sinal, a

equipe que estiver fora mandará uma criança coberta com um lençol. A equipe

tentará descobrir quem é a criança escondida. Se acertar, marca dois pontos .







Jogo da risadinha - Faixa etária: Educação Infantil



As crianças em círculo. Dado o sinal, um jogador dará uma risada. O companheiro

da sua esquerda dará duas risadas . O terceiro, três risadas . E assim,

sucessivamente. Quem não seguir a seqüência sairá do jogo.







Rouba rabo - Faixa etária: Educação Infantil



Os jogadores estarão no pátio, cada um com um rabo de barbante preso atrás .

Dois jogadores serão o pagadores . Ao sinal eles deverão tirar o rabo da

criança . Quem conseguir pegar mais rabos será o vencedor.







Dança dos banquinhos - Faixa etária: Educação Infantil



Fazer uma roda com banquinho e em número inferior(-1) ao número de criança

Participante. Colocar uma música para tocar e todascomeçam a correr ou a dançar

ao redor do banquinho, com a mão para trás, bem perto dele . Em dado momento,

parar a música e cada criança deverá a sentar- se no banquinho que estiver mais

próximo. Uma delas ficará sem assentar, devendo sair levando um banquinho. O

jogo recomeça. Ganha a criança que conseguir a posse do último banquinho.







Voa, não voa... - Faixa etária: Educação Infantil



As crianças estarão assentadas em círculo. O professor falará o nome de uma

ave, e as crianças deverão mover os braços e as mãos como se estivessem voando.

Quando o professor falar o nome de algo que não voa, as crianças deverão ficar

com os braços e mãos imobilizados . Quem errar sai da brincadeira ou paga uma

prenda. Ex: " Borboleta voa? (Todo imitarão o vôo.)Jacaré voa?(Todo

deverão ficar imóveis ). O professor deverá usar sua habilidade para enganar as

crianças .







Qual a criança diferente? - Faixa etária: Educação Infantil



Formar um círculo com as crianças. Uma ficará fora da roda, voltada para a

parede. Desenvolvimento: as crianças que estão na roda devem ficar na mesma

posição, menos uma, que fica diferente das outras. Depois, a criança que estava

de fora da roda deverá descobrir quem está diferente, devendo dizer a diferença

notada. Escolhe-se outra criança para sair da roda, continuando a brincadeira.







Um, dois, três e já! - Faixa etária: Educação Infantil



Risca-se no chão uma linha de partida e, a uma certa distância, uma linha de

chegada. As crianças devem ficar atrás da linha de partida. Desenvolvimento: ao

sinal de partida " um, dois e três "; as crianças correm para a

frente até ouvirem a ordem " pare". Nesse momento, todos param a

corrida e ficam parados no lugar. Novamente é repetida a ordem "um, dois e

três " para ser, algum tempo depois , paralizada, continuando até que

todos cheguem à linha final.







Correndo do canguru - Faixa etária: Educação Infantil



Preparação: crianças ao lado das outras em linha reta colocadas a uns 10 m de

distância da linha de chegada (riscar com giz a linha de chegada).

Desenvolvimento: o professor deve dar o sinal e as crianças saem pulando como

canguru, até a linha de chegada. Repetir a corrida pulando sobre a outra perna.







O gato e o rato - Faixa etária: Educação Infantil



Os alunos serão divididos em dois grupos: gato e rato . Iniciado o jogo, os

ratos deixarão cair, por onde andarem, papel picado. Os gatos deverão ir atrás

dos ratos recolhendo os papéis picados. A criança que recolher mais papéis

vencerá o jogo.







Cadeiras com sapatos - Faixa etária: Educação Infantil



Ao sinal, o participante de olhos vendados , devem engatinhar procurando tênis

ou sapato (que foram espalhados anteriormente), e a medida que são achados vão

sendo colocados nos pés das cadeiras. Será considerado vencedor quem colocar

mais calçados nos pés.

pra gente muída

Nenhum comentário: