Onça Dorminhoca - Faixa etária: Educação infantil
Formar com o alunos uma grande roda. Cada criança fica dentro de um pequeno
círculo desenhado sob os pés , exceto uma que ficará no centro da roda, deitada
de olho fechado . Ela é a Onça dorminhoca. Desenvolvimento: Todos os jogadores
andam a vontade, saindo de seus lugares , exceto a onça dorminhoca que continua
dormindo. Eles deverão desafiar a onça gritando: "Onça dorminhoca"!
Inesperadamente, a onça acorda e corre para pegar um dos lugares assinalados no
chão. Todas as outras crianças procuram fazer o mesmo. Quem ficar sem lugar
será a nova Onça dorminhoca. Sugestão: O professor poderá proporcionar um e
sudo sobre a onça, de acordo com o interesse das crianças : Quem já viu uma
onça? Aonde? Quando? Como ela é? Como vive? O que come? Quem quer imitá-la?
Confeccionar uma máscara de cartolina ou papelão para aquele que fará o papel
da onça. Partindo deste estudo, a criança, quando for desenvolver a atividade,
criará um personagem seu relativo à brincadeira.
Corrida do Elefante - Faixa etária: Educação infantil
As crianças andam à vontade pelo pátio. Uma delas separada, utiliza um braço
segurando com a mão a ponta do nariz e o outro braço passando pelo espaço vazio
formado pelo braço. (Imitando uma tromba de elefante). Desenvolvimento: Ao
sinal, o pegador sai a pegar os demais usando somente o braço que está livre (
O outro continua segurando o nariz ). Quem for tocado transforma-se também em
elefante, logo, em pegador, adotando a mesma posição. Será vencedor o último a
ser preso. Sugestão: A crianças , durante a brincadeira podem caminhar como um
elefante.
Gangorra - Faixa etária: 4 a 6 anos
Dois jogadores sentam-se, um de frente para o outro, e apoiam as plantas dos
pés . Eles devem segurar um bastão com as duas mãos . Ao soar o sinal, eles
devem puxar o bastão cada um para seu lado tentando tirar o amigo do chão.
Aquele que conseguir levantar o amigo ganha. Troque os pares e comece de novo.
Faça com que as crianças sintam o peso do amigo que está na frente, observem a
força que têm que fazer para levanta-lo, o músculo que se movem para que isso
aconteça. Se você tiver um bastão grande, coloque três crianças de cada lado, o
grupo que conseguir levantar o outro, ganha.
Quem é o fantasminha? Faixa etária: Educação Infantil
Dividir a turma em duas equipes . Uma deverá sair do local. Dado o sinal, a
equipe que estiver fora mandará uma criança coberta com um lençol. A equipe
tentará descobrir quem é a criança escondida. Se acertar, marca dois pontos .
Jogo da risadinha - Faixa etária: Educação Infantil
As crianças em círculo. Dado o sinal, um jogador dará uma risada. O companheiro
da sua esquerda dará duas risadas . O terceiro, três risadas . E assim,
sucessivamente. Quem não seguir a seqüência sairá do jogo.
Rouba rabo - Faixa etária: Educação Infantil
Os jogadores estarão no pátio, cada um com um rabo de barbante preso atrás .
Dois jogadores serão o pagadores . Ao sinal eles deverão tirar o rabo da
criança . Quem conseguir pegar mais rabos será o vencedor.
Dança dos banquinhos - Faixa etária: Educação Infantil
Fazer uma roda com banquinho e em número inferior(-1) ao número de criança
Participante. Colocar uma música para tocar e todascomeçam a correr ou a dançar
ao redor do banquinho, com a mão para trás, bem perto dele . Em dado momento,
parar a música e cada criança deverá a sentar- se no banquinho que estiver mais
próximo. Uma delas ficará sem assentar, devendo sair levando um banquinho. O
jogo recomeça. Ganha a criança que conseguir a posse do último banquinho.
Voa, não voa... - Faixa etária: Educação Infantil
As crianças estarão assentadas em círculo. O professor falará o nome de uma
ave, e as crianças deverão mover os braços e as mãos como se estivessem voando.
Quando o professor falar o nome de algo que não voa, as crianças deverão ficar
com os braços e mãos imobilizados . Quem errar sai da brincadeira ou paga uma
prenda. Ex: " Borboleta voa? (Todo imitarão o vôo.)Jacaré voa?(Todo
deverão ficar imóveis ). O professor deverá usar sua habilidade para enganar as
crianças .
Qual a criança diferente? - Faixa etária: Educação Infantil
Formar um círculo com as crianças. Uma ficará fora da roda, voltada para a
parede. Desenvolvimento: as crianças que estão na roda devem ficar na mesma
posição, menos uma, que fica diferente das outras. Depois, a criança que estava
de fora da roda deverá descobrir quem está diferente, devendo dizer a diferença
notada. Escolhe-se outra criança para sair da roda, continuando a brincadeira.
Um, dois, três e já! - Faixa etária: Educação Infantil
Risca-se no chão uma linha de partida e, a uma certa distância, uma linha de
chegada. As crianças devem ficar atrás da linha de partida. Desenvolvimento: ao
sinal de partida " um, dois e três "; as crianças correm para a
frente até ouvirem a ordem " pare". Nesse momento, todos param a
corrida e ficam parados no lugar. Novamente é repetida a ordem "um, dois e
três " para ser, algum tempo depois , paralizada, continuando até que
todos cheguem à linha final.
Correndo do canguru - Faixa etária: Educação Infantil
Preparação: crianças ao lado das outras em linha reta colocadas a uns 10 m de
distância da linha de chegada (riscar com giz a linha de chegada).
Desenvolvimento: o professor deve dar o sinal e as crianças saem pulando como
canguru, até a linha de chegada. Repetir a corrida pulando sobre a outra perna.
O gato e o rato - Faixa etária: Educação Infantil
Os alunos serão divididos em dois grupos: gato e rato . Iniciado o jogo, os
ratos deixarão cair, por onde andarem, papel picado. Os gatos deverão ir atrás
dos ratos recolhendo os papéis picados. A criança que recolher mais papéis
vencerá o jogo.
Cadeiras com sapatos - Faixa etária: Educação Infantil
Ao sinal, o participante de olhos vendados , devem engatinhar procurando tênis
ou sapato (que foram espalhados anteriormente), e a medida que são achados vão
sendo colocados nos pés das cadeiras. Será considerado vencedor quem colocar
mais calçados nos pés.
pra gente muída
Nenhum comentário:
Postar um comentário