PLANEJAMENTO BIMESTRAL
2º
BIMESTRE
1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
PROF.ª THABATA DAL-BÓ MEDEIROS DE SOUZA
2015
PROJETO “Jardim, Pomar e Horta”
Justificativa
No intenso processo de urbanização
que passa nossa sociedade, cada vez mais nos afastamos do contato com a
Natureza. A infância vivida nos quintais, o gosto da "fruta comida no
pé", vivências únicas para quem teve a oportunidade de ser "criança
de quintal", têm se transformado em coisa rara, já quase inexistente. Compreendendo todo o espaço escolar
como meio de interação e construção contínua de conhecimento. Nesse espaço
educativo, além da possibilidade de abordagens relativas à saúde, nutrição,
pluralidade cultural no que diz respeito às relações culturais e aos hábitos
alimentares da comunidade.
Conteúdos
© Língua Portuguesa: Alfabeto;
Histórias Educativas; Produção Textual; Gêneros Textuais; Ordem Alfabética.
© Matemática: Contagem oral; Situação-problema;
Números Ordinais; Grandezas e Medidas.
© Vivências: Partes das Plantas; Meio Ambiente;
Alimentação; Família.
Objetivos Específicos
Língua Portuguesa
© Diferenciar vogais e
consoantes;
© Produzir pequenos textos referentes aos Gêneros
Textuais trabalhados;
© Organizar palavras de acordo com a ordem
alfabética;
© Desenvolver a habilidade de escrita através das
Receitas, Listas de Palavras e Músicas.
Matemática
© Estabelecer a relação
entre quantidade e a escrita do número;
© Identificar os
números nos diferentes contextos em que se encontram;
© Explorar a massa e
volume dos alimentos;
© Perceber que os números
ordinais indicam a posição em determinada sequência.
Vivências
© Conhecer e
identificar as partes das plantas;
© Conscientizar as
crianças sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido
neste meio.
© Refletir e Respeitar
as diferenças culturais entre as famílias dos alunos;
Descrição das atividades:
© Assistir ao
Filme Educativo “Lorax” (meio ambiente) e desenhar sobre o mesmo; Plantar um
grão de feijão no copo plástico e anotar num cartaz diariamente a evolução do
mesmo (Diário do Feijão); Visita ao Horto Florestal; Pegar uma planta no pátio
da escola e trabalhar as partes da mesma; Fazer uma releitura da História “João
e o Pé-de-feijão”;
© Na semana do
Dia das Mães cada aluno levará um recadinho para a mãe e esconderá num lugar para
a mamãe achar; Teremos um painel de “Correio para a Mamãe” onde haverá um
envelope para cada mãe com uma cartinha; Cada aluno confeccionará um cartão
para a mamãe; Ensaiar uma música especial para a mamãe;
© Construção de
listas de palavras: nome de frutas, nome de flores; nome das mães (trabalhar
com a ordem alfabética);
©Cada aluno
trará uma fruta e iremos compará-las pelo tamanho, peso, massa, cor, volume e
depois faremos uma salada de frutas, trabalhando com a receita da mesma.
Avaliação: Será contínua durante todo o projeto,
através da participação, envolvimento e domínio dos objetivos. Observação
diária das atividades e avanços dos alunos.
PROJETO “QUE BICHO É ESSE?”
Justificativa
Os animais despertam o
interesse natural das crianças, em geral, contam com várias informações
relativas a ele. Os animais têm uma importante presença em seu
mundo cotidiano (desenhos animados, histórias, jogos) e, além disso,
possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais
e sociais.
É desta forma que percebemos que tudo o que fazemos interfere no meio
ambiente, desde o que comemos o que vestimos, onde moramos como nos relacionamos
com plantas, animais e com os outros. É preciso entender a importância do
meio em nossa vida.
Conteúdos
©
Língua Portuguesa: Sequência lógica ao narrar histórias; Produção Textual; Histórias
Educativas; Fonema das letras; Espaçamento entre as palavras; Escrita de
pequenos textos/palavras; Dramatização; Vogais e Consoantes; Pontuação;
©
Matemática: Sequência Numérica; Situações-problema; Antecessor e Sucessor;
Figuras Geométricas; Par e Ímpar.
©
Vivências: Animais selvagens, aquáticos, aéreos, domésticos; Locomoção,
alimentação, habitat dos animais;
Objetivos específicos
Língua
Portuguesa
©Apreciar a leitura de
textos e histórias educativas feitas pelo professor;
© Demonstrar interesse
em escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional;
©Demonstrar atenção
e interesse nas atividades que envolvam leitura e pseudoleitura;
©Estabelecer as relações existentes entre grafemas e fonemas na composição de palavras e textos;
©Expressar-se oralmente demonstrando clareza, coerência, sequência lógica e consistência argumentativa;
© Construir palavras utilizando-se do alfabeto móvel.
©Estabelecer as relações existentes entre grafemas e fonemas na composição de palavras e textos;
©Expressar-se oralmente demonstrando clareza, coerência, sequência lógica e consistência argumentativa;
© Construir palavras utilizando-se do alfabeto móvel.
Matemática
©Utilizar
corretamente materiais simbólicos em atividades que envolvam a apreensão do
conceito de número;
© Classificar os
numerais em par ou ímpar;
© Resolver
situações-problema envolvendo adição e subtração;
©Identificar
sucessor e antecessor dos numerais, objetos e elementos;
© Relacionar as
figuras geométricas com elementos do dia-a-dia;
©Participar no estabelecimento de critérios de classificação de elementos;
©Participar no estabelecimento de critérios de classificação de elementos;
© Cada aluno trará uma gravura de um
animal, colaremos num cartaz e irão escrever o nome do mesmo.
Vivências
© Estabelecer as diferenças existentes entre os animais
domésticos, aéreos, aquáticos e selvagens;
©Reconhecer a importância da correta alimentação para a manutenção da saúde animal;
© Descrever as características físicas dos animais domésticos, aéreos, aquáticos e selvagens;
©Identificar as utilidades dos animais para os seres humanos;
©Reconhecer a importância da correta alimentação para a manutenção da saúde animal;
© Descrever as características físicas dos animais domésticos, aéreos, aquáticos e selvagens;
©Identificar as utilidades dos animais para os seres humanos;
©Identificar os
diversos animais e suas principais características: habitat, alimentação,
locomoção.
©Auxiliar na
preservação dos animais e do meio ambiente;
Descrição das atividades:
© Relembrar o passeio ao Horto
Florestal onde eles viram vários animais;
© Leitura de vários poemas de Vinícius
de Moraes e para cada um deles faremos uma dobradura do bichinho em destaque no
poema.
©Fazer uma lista de animais, alfabeto
dos animais; Um dia da semana teremos uma visita de um bichinho na sala e
estudaremos sobre ele;
© Confecção de um mural com a Arca de
Noé e com a dobradura dos animais;
© Assistir um filme referente ao tema
animais;
©Ditado com o som dos animais;
Avaliação: Durante todo o projeto, através da
participação, envolvimento e domínio dos objetivos. Observação diária das
atividades e avanços dos alunos. E uma avaliação integrada sobre os conteúdos
trabalhados no bimestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário