PROJETO DIA DAS MÃES - MATERNAL
1 – DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
TEMA: Família
TURMA: Maternal 1
ÁREA: Natureza e Sociedade / Sócio afetivo
2 – JUSTIFICATIVA:
Este projeto surgiu a partir da necessidade da escola em trabalhar datas comemorativas.
3 - QUESTÃO DESENCADEADORA:
Através do projeto das abelhas introduzirei o tema mãe com a explanação da abelha rainha através da história: “A Abelha” da editora Edelbra. Realizando a comparação entre as tarefas da abelha rainha e da mamãe. Também começaremos os ensaios para a apresentação no dia da festa.
4 – CONTEÚDOS NORTEADORES:
Qual o nome da minha mamãe?·
O que minha· mãe mais gosta?
Quem é a rainha do meu lar?·
Quem são os membros da· minha família?
5 – OBJETIVOS:
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
· Identificar pelo nome a minha mamãe;
conhecer o nome da mamãe dos· colegas;
Expressar-se;·
Participar de variadas situações de comunicação· oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
Usar a linguagem oral para· conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos, opiniões, necessidades, idéias, etc.
MATEMÁTICA:
Seqüenciar fatos;·
Estabelecer· aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc.;
NATUREZA E SOCIEDADE:
· Reconhecer e nomear os membros da família;
Participar de atividades que· envolvam histórias, brincadeiras, jogos e canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outros grupos;
ARTES VISUAIS:
Utilizar o dedo para realizar as colagens;·
Confeccionar· presentes e lembranças para datas especiais;
Observar o limite disponível· para os desenhos, pinturas e colagens;
Participar de mímicas das· músicas;
SÓCIO AFETIVO:
Criar combinações para o desenvolvimento· da rotina;
Respeitar regras pré-estabelecidas;·
Compartilhar materiais· de uso comum, bem como brinquedos e espaços;
Esperar sua vez de expor· idéias e pensamentos;
Ouvir os que os colegas têm para falar;·
Criar· vínculo afetivo com a professora e os colegas;
Valorizar sentimentos de:· arrependimento, amizade, cooperação, cuidados com o próximo;
MOVIMENTO:
Grandes Movimentos:
Explorar as· possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
Deslocar-se com destreza progressiva no· espaço ao andar, correr, pular, etc..., Desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
Locomover-se pela escola com· mobilidade;
Pequenos Movimentos:
Encaixar objetos por tamanho;·
· Rasgar, amassar e picar materiais com texturas e tamanhos diferentes;
· Modelar livremente com massinhas e argila;
Utilização adequada dos talheres· (colher) e copo, durante as refeições;
MÚSICA:
Participar de· brincadeiras e jogos cantados e rítmicos;
Participar de situações que· integrem músicas, canções e movimentos corporais.
6 – ATIVIDADES PREVISTAS:
Conversas na rodinha;·
Levantar questionamentos;·
· Pinturas diversas;
Ouvir, cantar e dançar diferentes músicas e· ritmos;
Confecção da coroa da abelha rainha;·
Confecção do presente da· mamãe (porta retrato);
Confecção do cartão da mamãe;·
Criar um mural· com as fotos da mamãe;
Ouvir diferentes histórias sobre o tema· família.
Apresentação, para as mães, da música da Xuxa “5 patinhos”·
· Colocar fantasias de patinho.
http://bancodeatividades.blogspot.com.br/2012/04/maternal-projeto-dia-das-maes.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário