Bem-vindos!!!!


Como é bom ter a sua presença em meu
blog!!! Fique á vontade...e não esqueça de
comentar!!!


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Projeto - Meu Nome

PROJETO: MEU NOME - 2010








TURMA: MATERNAL



PROFESSORA: SUELEM CORRÊA







Data: 1°semestre



Turma: Maternal II











Justificativa



Por que trabalhar com o nome da criança? Ele é apenas uma palavra? Que relações tem a criança com seu nome?



Segundo Emília Ferreiro o nome próprio pode ser considerado apenas como uma palavra a mais, mas também pode ser uma palavra singular, muito diferente das outras palavras em muitos aspectos.



Por um outro lado, a carga emocional vinculada com esta escrita, não pode ser comparada com a carga emocional de outras palavras mais neutras.



O nome próprio escrito ou a assinatura, é parte da pessoa, de sua identidade.



Através do uso da escrita do seu nome, a criança descobre algumas das funções da escrita em geral, como a de identificar objetos, lugares, etc.







Objetivos:



• Apreciar o próprio nome e o dos colegas;



•Chamar os colegas pelo nome;



•Construir uma relação afetiva com a escrita a partir do nome;



•Identificar o seu nome e o dos colegas;



•Distinguir o próprio nome entre os nomes dos colegas;



•Desenvolver atividades lúdicas envolvendo os nomes dos colegas, através de músicas e jogos;



•Identificar a letra inicial do nome;



•Identificar as letras que compõe o primeiro nome;



•Nomear as letras do nome;



•Identificar nomes iguais;



•Identificar o nome da professora;



•Escrever o nome.


Atividades:



•Músicas que envolvem o nome da criança:


A canoa virou, por deixar ela virar,Foi por causa da (o) nome da criança,Que não soube remar.
Ai se eu fosse um peixinho e soubesse nadar Eu tirava a (o) nome da criança do fundo do mar.
Siriri prá lá, Siriri prá cá, A(o) nome da criança, É velha e quer casar.



Quem não conhece a serpente bonitinha,
Que perdeu um pedaço do rabinho.
De repente comecei a procurar,
De repente comecei a encontrar,
Ei você aí, é um pedaço do meu rabinho.(com as crianças sentadas em um círculo, vai cantando e compondo o rabinho da serpente).



•Mostrar apenas a letra inicial do nome para as crianças descobrirem de quem é o nome;



•Trabalhar com a ficha do nome e com letras móveis para formar o nome;



•Colorir as letras iniciais do nome;



•Circular o seu nome com lápis de cor;



•Descobrir a letra que falta(inicial, vogais. Outras);



•Escrever no quadro os nomes dos alunos vagarosamente. As crianças tentam adivinhar de quem é o nome que está sendo escrito;



•Ligar nome ao número de letras;



•Colorir e enfeitar as letras do nome;(Com bolinhas de papel crepom ou EVA ou papel picado ou ainda pintura) Obs: Trabalhar nesta atividade a psicomotricidade.



•Confeccionar um crachá com o nome.


Metodologia

Atividades individuais, em grupo, brincadeiras, escrita, utilização de diferentes materiais.



DURAÇÃO DO PROJETO:



O projeto pode ser desenvolvido no primeiro semestre visando o ingresso das crianças na escola e a socialização destas.







CONCLUSÃO



Fazer uma exposição das atividades desenvolvidas pelas crianças incitando-as a reconhecer e valorizar o seu trabalho.






Site Colégio Du Carmo


Nenhum comentário: