Bem-vindos!!!!


Como é bom ter a sua presença em meu
blog!!! Fique á vontade...e não esqueça de
comentar!!!


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Plano Anual - 1º ano


PORTUGUÊS



OBJETIVOS GERAIS:

Adaptação do educando à escola

Criar condições favoráveis ao desenvolvimento de atitudes e habilidades necessárias a aprendizagem da leitura e escrita, despertando no educando a cooperação, criatividade, valorização, visando o desenvolvimento de valores pessoais e sociais.





OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Desenvolver no educando sua percepção, motricidade, esquema corporal, lateralidade, orientação espacial e temporal.

Leva-lo a concluir que o alfabeto é um conjunto de letras que quando ordenadas formam sílabas e palavras.

Expressar-se oralmente, reproduzindo histórias e criando textos;

Identificar semelhanças e diferenças de detalhes gráficos das letras;

Despertar o interesse pela biblioteca, o teatro, como hábito de informação e recreação.

Ler obras infantis revelando a compreensão.

Relatar experiências vividas



CONTEÚDOS:



1º BIMESTRE

Período preparatório - serão trabalhados os aspectos relacionados com: visão, audição, oordenação motora, lateralidade, orientação espacial e temporal;

Conhecimento do alfabeto;

Vogais e encontros vocálicos;



2º BIMESTRE

Reconhecimento do alfabeto;

Nomes próprios;

Formação e leitura de palavras novas a partir da união de sílabas estudadas;

Estudo de rótulos, embalagens, cartazes, crachás e palavras-chaves;

Leitura e interpretação oral de pequenos textos;



3º BIMESTRE

Letras maiúsculas e minúsculas;

Emprego do parágrafo e pontuação;

Elaboração de frases escritas;

Leitura, reescrita e interpretação de pequenos textos;

Divisão silábica.





4º BIMESTRE

Construção de pequenos textos;

Leitura e interpretação oral e escrita de diversos textos;

Produção de pequenos textos por meio de ilustrações.





ESTRATÉGIAS:

Filmes;

Livros infantis;

Gibis;

Revistas;

Músicas;

Poesias;

Parlendas;

Trava-línguas;

Caça-palavras;

Cruzadinhas;

Crachás;

Cartazes;

Trabalhos individuais e em agrupamentos, conforme a fase de produção de escrita da criança.





AVALIAÇÃO:

Avaliação diagnóstica, contínua e paralela baseado nas dificuldades do aluno;

Verificação das atividades diárias e extra-classe.



MATEMÁTICA





OBJETIVOS GERAIS:

Construção e apropriação de um conhecimento pelo aluno;

Associação do numeral à quantidade e de símbolos impressos;

Desenvolvimento das operações fundamentais;

Ampliação do raciocínio lógico-matemático e sócio-construtivista;





OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Compreender do sistema numérico e das quatro operações fundamentais;

Fazer uso da linguagem matemática como representação significativa;

Desenvolver o raciocínio cognitivo.





CONTEÚDOS:



1º BIMESTRE

Noções de conjunto e sua correspondência;

Numerais de 1 a 9 ;

Formas geométricas e cores;

Exploração de quantidades;

Adição simples com o total até 9 ;

Noções de subtração.



2º BIMESTRE

Sistema de numeração decimal

Seqüência numérica

Vocabulário de grandeza-posição, direção e sentido;

Noções de dezena;

Adição e subtração simples envolvendo unidade e dezena;

Ordem crescente e decrescente.



3º BIMESTRE

Operações de adição e subtração com e sem reserva e recurso, respectivamente;

Leitura de calendário, gráficos e tabelas;

Números pares e ímpares

Resolução de situações-problemas;

Leitura e escrita dos números;

Construção dos fatos fundamentais;

Manuseio de encartes de supermercados;





4º BIMESTRE

Sucessor e antecessor;

Dobro e triplo;

Dúzia e meia dúzia;

Sistema monetário;

Multiplicação simples;

Noções de divisão;

Geometria: quadrado, triângulo, círculo e outras formas.





ESTRATÉGIAS:

Jogos;

Brincadeiras;

Material pedagógico;

Carimbos;

Dominó;

Palitos de sorvete;

Recorte de encartes de supermercados.





AVALIAÇÃO:

Será contínua, observando e considerando seus avanços obtidos nas resoluções de raciocínio em situações que lhe serão apresentadas.





HISTÓRIA



OBJETIVOS GERAIS:

Reconhecer as noções de espaço-temporal;

Perceber e desenvolver habilidades relacionadas a sua história, bem como seu contexto escolar e familiar;



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Identificar a organização e estrutura de uma família;

Reconhecer o bairro onde mora;

Noções de cidade e estado.



CONTEÚDOS:



1º BIMESTRE

Pesquisas com o significado do seu nome e o motivo da escolha pelos pais;

Desenho da família;

Nome dos familiares;

Dados pessoais;

História dos avós.



2º BIMESTRE

Noções de tempo, espaço e mudanças;

Trajeto de casa para a escola;

O caminho para o centro da cidade;

Profissões.



3º BIMESTRE

O município;

O bairro;

A comunidade;

Folclore.



4º BIMESTRE

Educação viária;

Qualidade de vida;

Cidadania.



ESTRATÉGIAS:

Vivências dos alunos;

Vídeos;

Pesquisas;

Exposições;

Jogos e brincadeiras.





AVALIAÇÃO:

Será contínua por meio da observação e participação.





GEOGRAFIA





OBJETIVOS GERAIS:

Preservar e compreender o ambiente em que vive;

Perceber e compreender a importância de se posicionar criticamente diante das situações;

Ajustar a criança em seu meio ambiente.





OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Identificar o meio social e suas relações;

Desenvolver atitudes de carinho pelo meio ambiente e sua preservação;

Identificar o aproveitamento que o homem faz e suas modificações.



CONTEÚDOS:



1º BIMESTRE:

Reconhecimento do espaço físico da escola;

Identificação da sala de aula como espaço comum;

Localização na sala de aula.



2º BIMESTRE:

Tipos de moradia;

Zona rural e urbana;



3º BIMESTRE:

Meios de comunicação;

Meios de transporte.



4º BIMESTRE:

Sinais de trânsito;

Estações do ano;

Trabalho e lazer.



ESTRATÉGIAS:

Passeio pela escola;

Conversas;

Pesquisas e trabalhos em grupos;

Visitas em loco;

Revistas e filmes.





AVALIAÇÃO:

Paralela e contínua, através da observação diária, participação oral e escrita.





CIÊNCIAS





OBJETIVOS GERAIS:

Conhecer seu próprio corpo e suas funções;

Reconhecer a importância da água em nossa vida;

Conhecer os órgãos do sentido;

Noções de higiene.





OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Despertar a consciência ecológica, enfatizando sua degradação e preservação;

Reconhecer os recursos naturais;

Proporcionar o reconhecimento do corpo humano;

Salientar a importância dos bons hábitos de higiene.



CONTEÚDOS:



1º BIMESTRE:

Higiene corporal, pessoal, coletiva e ambiental;



2º BIMESTRE:

Animais: vertebrados e invertebrados;

Tipos de animais e seus habitat;

Animais domésticos e selvagens.



3º BIMESTRE:

Seres vivos e plantas;

Prevenção de acidentes.



4º BIMESTRE:

Meio ambiente;

Lixo reciclável e não-reciclável.





ESTRATÉGIAS:

Atividades sócio-culturais;

Feira de Ciências;

Excursões e visitas em loco;

Projeto: Meio Ambiente;

Cartazes e desenhos;

Vídeos e pesquisas;

Mapas do corpo humano.



AVALIAÇÃO:

Paralela e contínua, realizada por meio da observação diária.



ATIVIDADES EXTRA-CLASSE



EXCURSÕES:



PROJETOS:



Água;

Folclore;

Meio Ambiente;

Viário;

Alimentação.





Por Edema







Nenhum comentário: