Bem-vindos!!!!


Como é bom ter a sua presença em meu
blog!!! Fique á vontade...e não esqueça de
comentar!!!


quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Avaliação

AVALIAÇÃO DESCRITIVA




1º BIMESTRE















NOME:



PROFESSORA: Thabata Dal-Bó de Medeiros









REGISTRO DAS ATIVIDADES











Durante o primeiro bimestre, foram realizadas atividades dinâmicas para o crescimento cognitivo, psicomotor, social e afetivo da Clara. Observando-a diariamente, pode-se refletir sobre os aspectos pertinentes à avaliação integral da aluna, fazendo de forma contextualizada de acordo com os projetos realizados, como:



"Adaptação": Uma das primeiras atividades trabalhadas foi a escrita e o reconhecimento das letras do nome da criança. Na confecção de um crachá, fez com dificuldades omitindo algumas letras, e o mesmo aconteceu quando era para identificar as letras do nome dos colegas. Em relação à quantidade de letras que possuíam os nomes, contava até o número 2 e pulava para o número 4, não conseguindo também identificar a escrita dos numerais e nem relacionar à respectiva quantidade. Encontrou obstáculos em relacionar primeira e última letra do nome, a partir desse momento foi necessária a intervenção constante da professora para auxiliá-la a adquirir noções de antes e depois, perto e longe. Nas atividades em que se utilizava a linguagem oral, percebi que a Clara omite e troca alguns sons, como "pofessola" ao invés de "professora". É importante incentivá-la a falar corretamente, treinar o som da letra "R", brincando de imitar o som de um carro ou moto (trtrtrtrtrtrtr).



"Identidade": Ficou muito feliz quando foi seu dia de "Estrela", quando veio com a roupa que mais gostava, trouxe o brinquedo e lanche favorito, assim como mostrou suas fotos para a turma. Percebeu como é composta uma família e sua importância na construção de sua própria identidade. Identificou algumas partes do corpo relacionando com sua respectiva função, ao trabalharmos com caricaturas na frente do espelho e ao desenhar as partes que faltavam no corpo humano. Os primeiros desenhos que fazia do corpo colocava os braços e as pernas ligados à cabeça, e muitas vezes não desenhava boca e nariz, mas à medida em que foi observando e analisando o corpo humano, internalizou suas imagens e conseguiu identificar suas partes. À medida que os alunos iam sendo "Estrelas", a Clara pode reconhecer as letras do nome dos colegas, fazendo tentativas de relação entre fonema/grafema. De tal forma que na atividade de escrita espontânea, mostrou estar na fase pré-silábica. Isto acontece quando a criança diferencia letras de números na escrita de palavras. Precisa ser incentivada a prestar atenção no som das letras, exemplo: quando dizemos a palavra BOLA, o que se ouve? Que som é mais forte? É a partir de atividades como esta que perceberemos como a Clara irá obter sucesso na escrita e reconhecimento das letras/fonemas. Assim como, nas relações de quantidade/numeral, que conseguiu contar até 5 sozinha e até 10 com o auxilio da professora, e continua conhecendo cada vez mais por meio de atividades de contagem de letras, objetos e escrita diária do calendário.



"Páscoa": Fez dobraduras com os símbolos da páscoa de acordo com as histórias contadas, neste momento percebi, com mais ênfase, algumas dificuldades de coordenação motora fina. Isto também tem dificultado na realização de algumas atividades, como: desenho, recorte, colagem, escrita, etc. É importante que disponibilizem e incentivem em casa atividades, como: recorte, colagem, escrita, desenho... rasgar papel, abotoar camisa/casaco, amarrar sapatos,entre outros. Para que haja fortalecimento dos músculos da mão, e desenvolva habilidade maior na escrita posteriormente. Com interesse e atenção ela colocou em prática sua criatividade para relatar as características de um coelho, onde recebeu a foto deste animal e teve que inventar um nome para ele, dizer a cor do pelo, o tamanho e outras características. Tudo escrito por ela mesma, apenas com o auxílio de seu colega de equipe, sempre se lembrando do som das letras para conseguir escrever. Pode relacionar também a quantidade de patas que eles tinham, anotando sua respectiva numeração, algo que tem crescido gradativamente.



"Maravilhas da Criação": Diferenciou animais da fazenda, da floresta e da casa, montando um cartaz com figuras destes animais, separando-os por habitat. Estimulou sua oralidade produzindo textos/histórias com animais de pelúcia, juntamente com sua equipe. Recebeu um animal de pelúcia para por o nome, dizer que bicho era e onde morava. Resolveu situações-matemáticas onde contou quantidade de patas de determinado animal, que juntou com outro, somando a quantidade novamente de patas e percebeu como alterou o resultado final.



Durante este bimestre, envolveu-se nas atividades, está mais receptiva aos desafios que aparecem, querendo sempre resolvê-los. Está confiante, alegre e participativa. Relaciona-se bem com os colegas, tanto em brincadeiras, como em atividades na sala.



Clara, continue brilhando! Lembre-se que sempre pode contar com um amigo muito especial - Jesus!









"Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos."

Pitágoras

 

Nenhum comentário: