Bem-vindos!!!!


Como é bom ter a sua presença em meu
blog!!! Fique á vontade...e não esqueça de
comentar!!!


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Plano de Artes 3º ano

Ensino Fundamental I - Educação Artística 



1º BIMESTRE CONTEÚDO CONCEITUAL CONTEÚDO PROCEDIMENTAL CONTEÚDO ATITUDINAL AVALIAÇÃO

Unidade 1  Linguagens artísticas - Arte Rupestre.
Elementos da linguagem visual: ponto, linha e
plano.
Cores primárias e secundárias.
 Pontilhismo.  Uso das cores como forma de expressão,
pensamento estético e comunicação.
 Análise da arte como registro histórico e como
produto cultural.
 Uso dos elementos da composição visual
como instrumento de leitura diante das
manifestações artísticas.
 Uso do fazer artístico como desenvolvimento
de potencialidades: percepção, intuição,
reflexão, investigação, sensibilidade,
imaginação, curiosidade e flexibilidade. %u2022 Respeito às diferenças.
Respeito à própria produção e à do outro.
Respeito às normas de funcionamento, às
idéias dos demais, à colaboração e à iniciativa própria e alheia.
 Valorização da solidariedade e da
cooperação.
Valorização do silêncio diante da concentração.
Cuidado na utilização dos materiais de trabalho e organização pessoal.Valorização da linguagem artística para a contribuição do desenvolvimento pessoal, a expressão e a comunicação dos pensamentos. Produção individual e em grupo.


2º BIMESTRE CONTEÚDO CONCEITUAL CONTEÚDO PROCEDIMENTAL CONTEÚDO ATITUDINAL AVALIAÇÃO

Unidade 2 Composição - recorte e colagem: superposição,
preenchimento de espaços, figura-fundo,
planificação, etc.








Forma e textura.Impressionismo e a cor.
Arte Indígena.  Análise da arte como registro histórico e como
produto cultural.
 Uso dos elementos da composição visual como
instrumento de leitura diante das manifestações artísticas.
 Uso do fazer artístico como desenvolvimento de
potencialidades: percepção, intuição, reflexão,
investigação, sensibilidade, imaginação, curiosidade e flexibilidade.
Observação da diversidade cultural e artística indígena.
 Uso dos recursos utilizados pelos impressionistas
ex. luz e cor) como forma de expressão, pensamento estético e comunicação. %u2022 Respeito às diferenças.
Respeito à própria produção e à do outro.
 Respeito às normas de funcionamento, às
idéias dos demais, à colaboração e à
iniciativa própria e alheia.
Valorização da solidariedade e da
cooperação.
Valorização do silêncio diante da concentração.
Cuidado na utilização dos materiais de trabalho e organização pessoal.
Valorização da linguagem artística para a contribuição do desenvolvimento pessoal, a expressão e a comunicação dos pensamentos. Produção individual e em grupo.


3º BIMESTRE CONTEÚDO CONCEITUAL CONTEÚDO PROCEDIMENTAL CONTEÚDO ATITUDINAL AVALIAÇÃO

Unidade 3 Arte abstrata e figurativa.
Cores complementares e análogas (sugestão:
disco das cores).
Arte: manifestações populares (influência européia e africana).
Jogos dramáticos.  Observação da linha nas manifestações artísticas figurativas e abstratas.
Observação e uso das cores como forma de expressão, pensamento estético e
comunicação.
Análise da arte como registro histórico e como
produto cultural.
Uso dos recursos cênicos, por meio de ações
inventivas no estímulo do improviso e das
referências adquiridas. %u2022 Respeito a própria produção e à do outro.
Desenvolvimento da capacidade de

aceitação da opinião do grupo. 
Valorização da solidariedade e da cooperação.

Desenvolvimento da criatividade. Produção individual e em grupo.


4º BIMESTRE CONTEÚDO CONCEITUAL CONTEÚDO PROCEDIMENTAL CONTEÚDO ATITUDINAL AVALIAÇÃO

Unidade 4  Modernismo
Sugestão: Tarsila do Amaral, Cândido
Portinari, Anita Malfati.
Dramatização: expressão corporal. %u2022 Utilização da forma, cor e expressão na Arte Moderna.
Uso de recursos cênicos, por meio de ações
inventivas, no estímulo do improviso e das
referências adquiridas.
Observação da diversidade cultural por meio
de leitura das manifestações artísticas desenvolvidas.
Análise da arte como registro histórico e como
produto cultural. %u2022 Respeito à própria produção e à do outro.
Desenvolvimento da criatividade.
Respeito às diferenças.
Valorização da linguagem artística como
forma de expressão. Produção individual e em grupo.

Nenhum comentário: